Comentários

(25)
Arlem Alves de Almeida, Advogado
Arlem Alves de Almeida
Comentário · há 8 anos
Caros amigos jusbrasileiros, embora considere salutar o debate, demorei a retornar aos comentários, pois imagino que labutarei em vão no questionamento ao tópico.
Respeito o direito de opinar de John Doe, embora discorde totalmente da utilização do termo "nefasto".
Cheguei até a pesquisar sobre o significado e origem da palavra, mas não há interpretação cabível que me faça concordar com a assertiva.
No entanto, assim como o órgão utilizado para distinguir sabores é a língua, os cheiros se distinguem pelo olfato, assim também os assuntos espirituais se discernem pelo órgão sensitivo chamado espírito.
Por esta razão, debater com um ateu acerca dos significados e desígnios bíblicos é a mesma coisa que expor um quadro de arte abstrata para um cego de nascença.
Com isso não quero ofender ou provocar os adeptos do ateísmo, mas apenas demonstrar que uma pessoa que se esforça diligentemente para não acreditar, não acreditará.
É uma questão de aplicação lógica. O significado espiritual só se revela pela abstração espiritual de seu sentido, sendo impossível fazê-lo utilizando-se a mente humana.
Quando me deparo com alguém que acredita na inexistência de Deus, mas crê piamente na teoria da evolução, desvio o assunto para a ciência e remeto o interlocutor para o design inteligente, para a teoria da complexidade irredutível, entre outros assuntos que são perceptíveis pela mente humana.
Por maior que seja a capacidade cognitiva do leitor, sem uma experiência espiritual de busca por uma comunhão com o seu autor, a Bíblia se torna um livro incompreensível, de absurdos e loucuras sem fim.
É necessário dispor de muito tempo e uma boa dose de interesse para compreender a linguagem figurada, as mensagens escondidas nos detalhes.
Por acaso alguém imagina que as figuras de gênesis são aptas a uma interpretação literal? Claro que não.
Comer do fruto proibido é no sentido de absorver ideologia incompleta, fundada no que é imperfeito, em um tipo de dúvida que não busca provocar o conhecimento, mas a descrença.
Esta linguagem foi utilizada para permitir o acesso igualitário à comunhão, sendo certo que tanto uma pessoa mais simples, quanto os mais eruditos podem compreender a mensagem bíblica, como se verá a seguir.
Para o simples, basta saber que pela desobediência de um homem entrou o pecado no mundo, e que aquele homem, ao descobrir que estava nu, passou a cobrir sua nudez com folhas de figueira. E que as folhas de figueira secavam, sendo necessários que Deus providenciasse uma vestimenta de couro para o homem.
Porém para os mais eruditos esta linguagem simples não basta. Ele precisa saber que a nudez na realidade significa a consciência da imperfeição, o sentimento que se experimenta ao errar em relação à Deus, enquanto que a folha de figueira significa o arrependimento ineficaz do homem, já que este se arrepende, mas torna a fazer o que não gostaria de ter feito. O homem se arrepende e tenta compensar sua atitude reprovável com outra atitude, esta louvável, para apagar aquela.
é este o sentido da folha de figueira, o mesmo que também significava o sacrifício do cordeiro para cobrir a transgressão com o derramamento de sangue. A vestimenta de couro significa a obra de Jesus, como figura de cordeiro, que fornece este arrependimento eficaz, que não se desvanece. O problema é que na mente do homem os questionamentos não tem fim, sendo que as dúvidas brotam exponencialmente. Uns perguntarão porque o sacrifício de Jesus na cruz é eficaz, e o meu não. Outros perguntarão se é justo eu responder pelos pecados de um só homem no início dos tempos, outros perguntarão sobre outras questões, e não poderia mais trabalhar, mas somente responder aos comentários do jusbrasil.
Deixo um conselho aos amigos:
Não façam ousadas asseverações sobre assuntos que desafiam a humanidade há mais de seis mil anos, pois se durante todo este tempo, não houve um homem capaz de rebater os argumentos desse livro, provavelmente não será tarefa fácil para você.
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Itaúna (MG)

Carregando